Verão: saiba como aproveitar a praia sem adquirir doenças

16/06/2012 09:56

Neste período de férias, onde o calor é intenso, banhistas e turistas aproveitam os finais de semana para irem à praia. Mas quem fica muito tempo exposto ao sol deve ficar atento, pois a insolação e a desidratação têm sido causa de muitos registros nos hospitais do país. Além dos problemas de intoxicação alimentar, causados pela alimentação de procedência duvidosa.

Com a pressa de conseguir um bronzeado e ficar com a “cor do verão”, muita gente acaba exagerando na dose. Para evitar a insolação, especialistas recomendam que a melhor maneira de se prevenir é tomar sol antes das 11h e depois das 16h. As pessoas devem ter também o costume de se hidratar constantemente e usar protetor solar.

Na praia, devemos ainda redobrar atenção dos alimentos vendidos pelos ambulantes, que, muitas vezes, são mal conservados e podem transformar as férias em um verdadeiro pesadelo. Portanto devemos ter cuidados com alguns produtos como camarão, sanduíches com maionese e salgados. Já os sucos, mate e picolés não sofrem tanto com o calor, mas é preciso saber a qualidade da água do preparo.

A única forma de prevenir intoxicações é verificar se a manipulação dos alimentos é feita de forma cuidadosa. É grande o risco de contaminação por coliformes fecais, pois nem todas as pessoas que trabalham com alimentação se preocupam em lavar as mãos adequadamente antes de preparar o alimento.