Óculos piratas e os riscos para visão.

13/12/2012 10:28

 

 

Caminhar, correr, pedalar, surfar, voar de asa delta e dirigir são atividades onde é comum o uso de um acessório indispensável,  os óculos de sol.  Não somente na prática esportiva, mas também no uso cotidiano, um óculos com um modelo bem transado dá aquele toque final nas roupas de verão. Entretanto, as pessoas deverão tomar alguns cuidados na compra de um novo modelo, pois caso contrario poderá ter sérios problemas com a visão, alertam os oftalmologistas.
O uso de óculos de baixa qualidade é muito pior para os olhos do que se não tivesse usando. As lentes escuras fazem as pupilas se dilatarem e ao invés de encolher diante a claridade. Segundo o Dr. Leôncio Queiros Neto Médico Oftalmologista, caso os óculos não tenham filtro U.V.A. e U.V.B dos raios solares, os olhos ficarão desprotegidos permitindo a penetração da radiação podendo provocar catarata e degeneração macular, afetando assim a visão impedindo a realização de tarefas mais simples, como ler, escrever e costurar.
Óculos pirateados e contrabandeados muito barato é bom desconfiar, e a culpa não é somente dos camelôs. Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria Ótica (Abióptica), constatou que 58% dos comerciantes ouvidos afirmaram ter ilegalidade entre as lojas.
Outro cuidado a ser tomado, segundo os especialistas, seria que nem sempre preço alto é sinal de qualidade, o que deve ser observado é a certificação do NBR ISO 15111 e adquirir marcas idôneas.
Vejam alguns problemas relacionados com o uso de lentes inadequadas:
¾   Queimadura de pálpebras – em longo prazo leva o risco de contrair câncer no local.
¾   Fotoceratite – inflamação de córnea por queimadura de primeiro grau.
¾   Pterígio, catarata senil e degeneração da retina.
Os óculos devem ter lentes com 100% de proteção UV, sendo a forma mais segura seria exigir a certificação. Lembrando que usar lentes sem proteção épior do que a falta de óculos de sol, isso porque o escurecimento provoca a dilatação da pupila, como se estivéssemos em um ambiente mais escuro, e permite a penetração de uma maior quantidade de radiação nos olhos, que levam a danos no cristalino e a retina.
Quanto à cor da lente recomenda-se para as seguintes situações:
¾      Para esportes ao ar livre e para o dia-a-dia – são as cores âmbar, marrom e cinza, permite boa visão de contraste e reduzem reflexos.
¾      Para dirigir em dias nublados – cinza, permite boa visão de contrates.
¾      Para surfistas e outros esportes aquáticos – rosa e púrpura, melhora a visão em contrates com fundos verdes e azuis.
¾      No entardecer – amarelas, reduzem o ofuscamento para os motoristas provocados pelos faróis.
Todas essas dicas fazem parte de estudos de profissionais conceituados na área de oftalmologia, porém se você precisa de alguns óculos para alguma prática esportiva ou para o dia-a-dia não se esqueça te tomar os cuidados básicos para preservar sua saúde ocular.
 
FONTE: DR. LEÔNCIO QUEIROS NETO MÉDICO OFTALMOLOGISTA, PORTAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA; PORTAL SAÚDE SÃO LUCAS