O Poder da Mídia

20/08/2012 19:08

 

o 4º poderInfelizmente a sociedade brasileira é extremamente manipulada pelos meios de comunicação, as pessoas não pensam, não produzem suas próprias opiniões, não aceitam críticas e muitas vezes já tem opinião formada pela mídia, ou seja, estão extremamente alienadas.

Sabemos que para uma sociedade democrática crescer saudavelmente é importante, entre outros, que as pessoas tenham posições sobre os diversos assuntos e áreas de sua nação, tenha uma opinião própria e com o mínimo de senso crítico, para desta forma participar ativamente do processo político, Mas como nos livrar das opiniões prontas e das concepções hipócritas de sociedade que muitos veiculam na mídia com seu sensacionalismo idiota e suas ideologias da classe dominante? É difícil, porém não impossível, resumimos a solução em educação, o conhecimento, que livra qualquer homem de concepções incoerentes e hipócritas, torna-se fundamental um senso crítico, um pensamento crítico apurado, como disse o filósofo William Graham Sunmer (1906) :

"[Pensamento crítico]...é a análise e o teste de proposições de qualquer tipo que nos são oferecidas, de forma a descobrir se elas correspondem à realidade ou não. É um hábito e um poder mental. É uma condição primária para o bem da sociedade que homens e mulheres sejam treinados nele. É a nossa única garantia contra a ilusão, enganação, superstição e incompreensão de nós mesmos e de nossas circunstâncias mundanas. Nossa educação é boa na medida em que ela produz uma bem desenvolvida capacidade crítica... A educação na capacidade crítica é a única educação da qual pode-se verdadeiramente dizer que forma bons cidadãos." 

 

tvMais uma vez fica claro a importância da educação de qualidade, esta somente que poderá oferecer um senso crítico aguçado para nos livrarmos das concepções incoerentes. Um país como o Brasil que está cheio de analfabetos, uma educação de pouca qualidade, montanhas de desigualdades nunca vai livrar sua sociedade deste grande mal, desta grande enganação, deste grande erro. Nos perguntamos emocionados como podemos sonhar com um futuro melhor para nós e nossos filhos, nossos parentes; nos perguntamos para que serviram tantos anos de ditadura, mortes e repressão se não aprendemos a verdadeira lição; para que lutamos tanto por uma constituição se não a respeitam de forma alguma; para que lutamos pelas eleições diretas; será que podemos ainda construir uma nação de verdade???. A Constituição cidadã assegurou diversas inovações para a nação brasileira, diversos direitos, inclusive em seu artigo 221 regula a ação dos meios de comunicação, em que traz peças fundamentais que devem ser respeitadas como os valores morais e éticos da pessoa e da família em suas produções e programações, para que assim atinga seu objetivo legítimo que é educar a sociedade e não deixa-lá burra e alienada. Será que os meios de comunicação na cobertura do caso Nardoni e na criação do BBB, entre outros, respeitaram a constituição, pensaram em educar a sociedade, cumpriram seu verdadeiro papel? Não, Não e Não. Mas como reprimir este tipo de ato sem ferir o direito de liberdade de expressão? Livrando o homem da enganação, oferecendo qualidade de educação, para que cada um tenha capacidade de analisar de forma própria a sua sociedade e extrair sua conclusão crítica.

20080617_midia-livre3   

O 4º Poder(Mídia) é extremamente absolutista e tem forças invisíveis, pode em questão de dias derrubar qualquer governo, qualquer um, sem precisar levantar da cadeira, parece que vivemos longe de ditaduras ou melhor achamos que elas acabaram, o que não é verdade, seja bem vindo a ditadura da mídia e a ditadura da burguesia em que ambas formam um bela parceria e um grande poder invisível. Os meios de comunicação são um espelho da sociedade. Chega desse sensacionalismo a serviço do lucro, chega desse monopólio midiático, chega dessa sociedade automática e alienada, vamos começar a construir uma nação de verdade!

 

“Que país é este? Não sabemos teremos que construí-lo”.

Edson Joaquim

 

Fonte: https://edsontemcritica.blogspot.com.br/2010/03/o-poder-da-midia.html