Maquiagem pode causar alergias em crianças

01/08/2012 20:36

 

Tudo começa com uma imitação, uma brincadeira de criança. A menina vê a mãe ou algum outro adulto se maquiando e quer fazer igual. Às vezes, a insistência da pequena é tamanha que fica difícil não passar o batom nos lábios ou deixar sua bochecha mais rosada. Acontece que esse gesto, aparentemente inofensivo, pode ser altamente prejudicial e causar problemas à saúde dos pequenos. 

Para a dermatologista Meire Brasil Parada, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), maquiagens não devem ser usadas por crianças.

 

Conheça os cuidados que se deve tomar com cosméticos para os pequenos

"Elas não precisam, mas, se for fazê-lo, use sempre cosméticos próprios para a idade delas", alerta a especialista. A mesma recomendação é dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

Cosméticos para crianças

De acordo com a Cartilha de cosméticos infantis, criada pelo órgão, os produtos infantis são elaborados para manter as características da pele da criança. São dermatologicamente testados e têm caráter hipoalergênicos, o que reduz o risco de surgimento dealergias

O Brasil, segundo a Anvisa, é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. Por isso, o cuidado com a qualidade do que se consome deve ser redobrado. Uma forma de comprar um produto de qualidade é verificar na embalagem se ele é registrado pelo órgão. Mas, quanto maior a demanda, maior a oferta, e, infelizmente, essa lógica não obedece à comercialização de mercadorias seguras.  

Cosméticos podem causar sérios problemas à saúde dos pequenos

Atenção aos rótulos
As prateleiras das lojas de produtos importados baratos são repletas de estojos de maquiagem infantil. "Tome muito cuidado. Esses produtos são de origem bem duvidosa. Caso a criança use, deixe-a o mínimo possível com ele", ressalta Meire. 

Esse, por sinal, é um requisito essencial para a maquiagem infantil: ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida com água. A fórmula dos cosméticos deve ser composta por ingredientes seguros e especificar nos rótulos a indicação da faixa etária de uso do produto.  


Cada tonalidade de blush e tipo de batom é testada para se avaliar o potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. A Anvisa permite, inclusive, que as maquiagens contenham substâncias que possuam gosto amargo para evitar que a criança leve o produto à boca. 

Alerta aos adultos 
-Supervisione o uso de produtos cosméticos pelas crianças. Caso surjam coceiras, irritações ou alergias, suspenda o uso do produto imediatamente e procure orientação médica. 
- As embalagens de cosméticos infantis devem ser isentas de substâncias tóxicas e não podem ser apresentadas na forma de aerosol. 
- Maquiagens para boneca e outras comercializadas como brinquedos não podem ser utilizadas em crianças, pois não são formuladas com ingredientes próprios para a pele infantil e nem propiciam a segurança necessária
.

Fonte:https://www.minhavida.com.br/beleza/materias/12095-maquiagem-pode-causar-alergias-em-criancas