Especialistas ensinam melhor forma de se depilar e evitar pelo encravado

09/08/2012 00:01

 

Depilação é um hábito cultural que integra a rotina da maioria dos brasileiros, chova ou faça sol. As mulheres, em geral, costumam tirar os pelos das axilas, das pernas, da virilha e do buço, o popular “bigode”. Já os homens fazem a barba e alguns também depilam o peito e as costas.

Cuidar da pele antes e depois desse processo é importante para se proteger de irritações, manchas e infecções. Quem aprofundou o assunto no Bem Estar desta segunda-feira (27) foram a dermatologista Márcia Purceli e o infectologista Caio Rosenthal, que falou sobre higiene e prevenção de problemas mais sérios.

Pelos (Foto: Arte/G1)

Algumas pessoas são mais peludas que outras, e há um fator genético contido nisso. Árabes, portugueses e espanhóis têm mais pelos, enquanto índios e orientais têm menos.

Os pelos nascem de formas diferentes em homens e mulheres e também mudam com a idade. Podem ser retirados de várias formas: com lâmina, cera, pinça, aparelho elétrico, creme depilatório e até linha. Uma única técnica não serve para tudo, por isso cada região exige um cuidado especial.

As lâminas de barbear devem ser de uso individual. De acordo com o dr. Caio, antes do uso, ela deve ser lavada com água corrente, sabonete líquido ou álcool. O ideal, segundo a dermatologista, é tomar um banho antes da depilação, com sabonete antisséptico. E nunca se deve raspar a pele seca: sempre úmida ou molhada com sabonete neutro, para facilitar o deslizamento da lâmina e amolecer o pelo.

 

Na depilação com cera – que deve ser descartável após a utilização –, o folículo é arrancado e, por causa disso, o procedimento é mais agressivo que a raspagem com lâmina. Já o método da linha é o mais inofensivo, mas recomendado apenas para pequenas superfícies, como o rosto. A cera quente não deve ser aplicada na face, pois pode causar queimaduras e destruir o colágeno da pele, provocando rugas.

Para os homens, o ideal é fazer a barba sempre depois do banho, senão o pelo fica muito duro. É importante lavar bem a região com água quente, sabonete antisséptico e pode-se até passar um hidratante antes. Depois, é bom aplicar água fria, hidratante ou loção pós-barba, sem álcool. A região do bigode deve ficar por último, para evitar contaminações de vírus e bactérias presentes na região nasal.

A dra. Márcia explicou também que é mito que lâmina de barbear engrossa o pelo. Se fosse assim, os médicos recomendariam que os carecas raspassem o cabelo para que os fios se avolumassem.

Por fim, segundo disse o infectologista, há uma doença chamada hidroadenite, caracterizada pelo aparecimento de furúnculos na axila e na virilha. Muitas pessoas pensam que isso ocorre por causa da depilação – o que pode acontecer –, mas pode ser uma inflamação da glândula sebácea que acompanha o folículo. Alguns indivíduos já nascem com essa glândula "torta" e inflamada.

Fonte:https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/especialistas-ensinam-melhor-forma-de-se-depilar-e-evitar-pelo-encravado.html