Dicas para evitar assaltos no trânsito, na rua e em casa

01/08/2012 21:34

 

 

Infelizmente, a forte incidência de assaltos deixa os brasileiros reféns do próprio medo e da falta de responsabilidade dos governos quanto ao assunto segurança pública. O principal Mas o fato de muitos assaltos ocorrerem, principalmente nas grandes capitais se dá pelo fato de que muitas pessoas não sabem tomar cuidados quanto a sua própria segurança, e assim passa a ser vítima de forma, muitas vezes desnecessária.

Um dos principais motivos relacionados a assaltos (nas grandes capitais) se dá por conta de que a maioria das pessoas não sabe tomar cuidados quanto a sua própria segurança, passando assim, a serem as próprias vítimas.

evitar-assaltos

Por conta disso, cuidados com a própria segurança é algo que deve fazer parte de nosso cotidiano com o objetivo de evitar problemas graves. Desta forma, teremos uma maior consciência de que nenhum investimento (até mesmo governamental) adiantará muito, pois os cuidados devem começar por nós mesmo. A seguir, daremos algumas dicas de como evitar assaltos em locais como trânsito, em casa ou mesmo na rua.

No trânsito

- Dirija sempre com os vidros fechados, isto deve ser um hábito. Se o carro possui vidros fumês, observe (com olhares discretos) quem sempre está do lado do seu carro.

- Acostume-se a verificar as travas das portas. Esta ação pode evitar a entrada de estranhos no carro caso ocorra uma freada brusca decorrente de obstáculos colocados como armadilhas, na estrada.

- Nos semáforos, procure parar o veículo sempre na primeira marcha e se possível, na faixa do meio da via. Você nunca deve parar próximo a calçadas e passeios.

- Nunca deixe chaves de ignição no carro mesmo que seja em porta-malas. Ao sair, verifique se as travas das portas estão, de fato, ativadas.

Na rua

- Ao andar pela rua, evite mexer em carteiras e em grandes quantidades de dinheiro, pois isso chama a atenção.

- Se possuir relógios que chamem a atenção, guarde-o na bolsa até chegar ao local de destino. Muitas pessoas são assaltadas por conta de objetos chamativos como relógios e celulares.

- Observe discretamente se está sendo seguido (a). Finja olhar para os lados e sua retaguarda.

Em casa

- Entrando em casa, alguns cuidados simples são fundamentais para se evitar assaltos: Evite deixar a porta aberta e feche-a com tranca. Esta ação evita invasão de ladrões.

- Evite a exposição de eletrodomésticos próximos a portas e janelas para não atrair a atenção das pessoas.

- Faça a manutenção constante de fechaduras e trancas.

- Evite o acesso de pessoas estranhas na área interna da casa. Se as pessoas forem amigas dos filhos, marido ou esposa, procure certificar-se antes se são pessoas confiáveis. Para isto basta apenas uma boa comunicação entre os familiares.

Com essas dicas simples é possível evitar grandes transtornos para toda a família. É importante lembrar que a segurança feita por nós mesmo proporcionará paz e tranquilidade para toda a família.