12 fatos sobre menstruação que você precisa saber

18/05/2013 08:08

 

Enquanto as pessoas tratarem como tabu, a menstruação permanecerá recheada de mitos e dúvidas sem respostas.

 

fatos sobre menstruacao 12 fatos sobre menstruação que você precisa saber

Foto: Thinkstock

Muitas mulheres encaram a menstruação como algo ruim, que deve ser escondido e evitado qualquer comentário. Por isso, a atitude velada sobre o assunto, priva as mulhere de conhecerem muitos fatores que deveriam ser conhecidos. Claro, a menstruação não é um tema para qualquer conversa, mas também não é algo que precisa ser evitado como doença. Confira a seguir 12 fatos que toda mulher deveria saber sobre menstruação:

  1. Você pode engravidar enquanto estiver menstruada, apesar de ser raro, pode acontecer.
  2. O período fértil ocorre nos dias da ovulação, geralmente no meio do intervalo entre uma menstruação e outra.
  3. Irregularidades na menstruação como pular um ciclo, durar mais de 7 dias, falhar com frequência, ocorrer a menstruação mais de uma vez no mesmo mês, podem ser sintomas de doenças como câncer de útero, estresse e até mesmo perda de peso muito grande em um curto intervalo de tempo.
  4. Em 1946 a Disney fez um filme educativo sobre o tema chamado “The Story Of Menstruation”. Rumores dizem que foi o primeiro filme da Disney a usar a palavra “vagina” no roteiro.
  5. As mulheres que têm fluxos mais intensos podem perder até uma xícara de sangue em cada ciclo.
  6. Menstruação não deve ser algo do qual as meninas devem se envergonhar, e apelidos para disfarçar como “estar de xico”, ou simplesmente falar “naqueles dias” não disfarçam nada.
  7. Sexo durante a menstruação é considerada um tabu, mas não deveria, a opinião sobre isso cabe somente ao casal.
  8. A progesterona, que controla a libido, cai no período menstrual, deixando a mulher mais suscetível. Então, é normal você querer muito mais do que doces enquanto estiver menstruada.
  9. A sincronização com outras mulheres não é comprovada cientificamente, mas ocorre. Você pode acabar sincronizando as datas da sua menstruação com a das suas amigas, irmãs, parceira, mãe e outras mulheres com as quais você convive.
  10. A maioria das mulheres lida com a menstruação muito bem, mas na Índia o tabu com menstruação ainda é muito grande, sendo que as meninas não podem nem cozinhar durante o período, pois acredita-se que irão poluir a comida.
  11. Always foi a primeira empresa que quebrou a regra e mostrou sangue em uma campanha impressa em 2011. Apesar de ainda não ter circulado na tv, o anúncio trazia sangue no lugar do famoso líquido azul usado nas propagandas para mostrar o potencial de absorção.
  12. É conhecido e comprovado que as garotas estão menstruando cada vez mais cedo. A média de idade americana para a primeira menstruação é de 12 anos.  
  13. Fonte:https://www.dicasdemulher.com.br/noticias/12-fatos-sobre-menstruacao-que-voce-precisa-saber/