10 remédios para ressaca: o que realmente funciona?

01/07/2012 19:17

 

10 remédios para ressaca: o que realmente funciona?

Já dizia o ditado: melhor prevenir do que remediar. A prevenção é a melhor cura para ressaca. Mas, como sabemos que você não vai dar bola para esse conselho, resolvemos ajudar de outra forma. Aqui vai uma dica: alternar bebidas alcoólicas com água ou outra bebida não alcoólica pode ajudá-lo a ir com calma e permanecer hidratado. Se você ainda acordar com ressaca, sei que vai querer experimentar um dos remédios milagrosos dos quais sempre ouve falar. Mas será que eles funcionam? Não bobeie: leia a lista e se informe antes.ANHE NOSSOS ARTIG

1) TOMAR MAIS UMA

Já ouviu aquela máxima: “Evite ressaca, permaneça bêbado”? Pois é. Segundo os especialistas, a pior coisa a se fazer é tomar outra bebida. O álcool pode, temporariamente, lhe distrair dos seus sintomas, mas pode prejudicar mais a longo prazo. A ressaca faz você se sentir horrível justamente porque o álcool é tóxico, e você precisa dar ao seu corpo uma chance de se recuperar. Tomar uma bebida ao acordar poderia levar a uma ressaca ainda pior no dia seguinte.

2) CAFÉ DA MANHÃ GORDUROSO

Não há nenhuma evidência científica de que bacon e ovos aliviem a angústia da ressaca. Inclusive, especialistas dizem que alimentos gordurosos só vão lhe dar azia. Eles recomendam que os arrependidos da manhã seguinte prefiram alimentos fáceis de digerir como pão ou cereais, para repor calorias. Comer alimentos leves e permanecer hidratado é importante.

3) ALKA-SELTZER

A Alka-Seltzer é a marca de uma linha de medicamentos efervescentes que completa 80 anos em 2011. Provavelmente, é usada para tratar a ressaca por quase tanto tempo. Em 2001, a empresa ainda introduziu na medicação uma fórmula especificamente para as ressacas. Todas as variedades Alka-Seltzer contêm bicarbonato de sódio, que ajuda a acalmar uma barriga enjoada, neutralizando o ácido do estômago. Mas outros ingredientes, nomeadamente a aspirina e o ácido cítrico, podem irritar o estômago depois de uma noite de bebedeira.

4) ASPIRINA OU IBUPROFENO

Analgésicos certamente podem ajudar a aliviar as dores de cabeça (e outras) provocadas por uma ressaca. Mas escolha com cuidado. Se você bebe bastante, e regularmente, pode ter feito algum dano ao revestimento do seu estômago, e tomar aspirina ou ibuprofeno pode agravar esses danos e até mesmo causar sangramento. Tylenol também é arriscado para os bebedores habituais, devido aos potenciais danos ao fígado. Verifique com seu médico um remédio que seja bom para você.

5) PÍLULAS PARA RESSACA

Há muitos produtos a venda que pretendem exclusivamente prevenir ou curar a ressaca. Na contramão, há muito pouca evidência científica de que eles vão fazer você se sentir melhor. As pílulas que têm sido estudadas até agora não são eficazes, ou apenas ajudam contra alguns sintomas. O que está dentro desses remédios ou não funciona, ou se tem algum benefício, é uma substância você pode comprar genericamente por um terço do preço. Os especialistas indicam que tomar um suplemento multivitamínico para restaurar os nutrientes que seu corpo pode ter perdido é uma alternativa melhor.

6) CAFÉ

Se você bebe café habitualmente, tomá-lo quando você está de ressaca pode – ou não – ser uma boa ideia. Você pode acabar mergulhando em uma dor de cabeça de “abstinência” de cafeína em cima da ressaca se não tomar seu café habitual de manhã. Porém, a cafeína estreita os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial. Ambos podem fazer a ressaca pior. Se você bebe café regularmente, o melhor a fazer é tentar beber uma quantidade muito pequena na parte da manhã. Aguarde 30 a 60 minutos, e veja como se sente.

7) ÁGUA E BEBIDAS ESPORTIVAS

A sabedoria popular diz que a desidratação causada pelo consumo excessivo de álcool é o que faz você se sentir mal no dia seguinte. Na verdade, os especialistas sabem muito pouco sobre o que provoca uma ressaca. Os culpados em potencial incluem a ruptura de ritmos biológicos ou mesmo a abstinência do álcool. Pesquisas sugerem que os congêneres – substâncias tóxicas encontradas no álcool, especialmente bebidas escuras como o uísque – também podem desempenhar um papel na ressaca. No entanto, substituir o líquido que você perdeu provavelmente irá ajudá-lo a se sentir um pouco menos acabado. Sucos, água, Gatorade, todas essas coisas vão fazer você se sentir melhor.

8 ) EXERCÍCIO

Exercitar-se levemente pode (com um grande talvez) ajudá-lo a se sentir melhor. Porém, quando você bebe muito, fica um pouco desidratado, pode ficar metabolicamente para trás em sua nutrição, e exercício exige ambos hidratação e nutrição. Segundo cientistas, exercitar-se é sempre a coisa certa a fazer, mas eles não acreditam que, de manhã, quando você acordar com uma ressaca, o exercício vai ser que você precisa. O que você realmente precisa é descansar.

9) SAUNA

Se você acha que pode “suar” todo o álcool e outras toxinas que consumiu durante uma noite de festa, está muito enganado. A sauna pode causar mudanças potencialmente perigosas nos vasos sanguíneos e no fluxo de sangue em seu corpo. A última coisa que você precisa é interromper seus padrões de fluxo normal de sangue devido ao calor extremo. Se você já está um pouco desidratado, transpiração excessiva pode ser prejudicial e até mortal. Pesquisadores alertam que o banho de sauna enquanto de ressaca carrega “riscos para a saúde”, incluindo quedas perigosas na pressão sanguínea e ritmo cardíaco anormal.

10) DORMIR

As pessoas dormem mal depois de uma noite de bebedeira. O álcool provoca o sono rapidamente, mas quando começa a sair de seu corpo, várias horas depois, a abstinência que o organismo sente pode interromper o sono e mantê-lo acordado. Embora a privação do sono não cause por si só uma ressaca, pode definitivamente piorar os sintomas. Se você tiver o luxo de dormir no dia seguinte, faça isso. Seu cérebro nebuloso e corpo dolorido vão agradecer. O corpo tem uma incrível capacidade de curar-se sozinho. No final, o tratamento infalível para ressaca é o tempo.

Fonte:https://hypescience.com/10-remedios-para-ressaca-o-que-realmente-funciona/